menu

Gamas

Câmeras analógicas: utilizam filme fotográfico (no caso das câmeras fotográficas), em que após tiradas as fotografias, o rolo com os negativos necessita de ser revelado, passando por vários processos químicos.

Câmeras digitais: é uma câmara que codifica vídeo e imagens digitais de forma eletrónica, armazenando-as para posterior reprodução. A maior parte das câmaras vendidas atualmente são digitais, e grande parte encontra-se incorporada nos mais diversos aparelhos, desde veículos a PDAs e telemóveis.


Fotográficas

Câmeras ultracompactas

As câmeras ultracompactas vão bolso, pois são superfinas. Devido à forte miniaturização, é um tipo de câmera bem mais caro que as compactas normais. Tem zoom de 3x e varia de 08 a  12 megapixels. Nestes modelos encontram-se recursos automáticos, onde a câmera faz tudo é só ligar e clicar, e também traz alguns recursos que podem ser controlados, tais como: ISO, Zoom, Flash, número de disparos, macro, temporizador este são os mais comuns.


Canon PowerShot SD950

Bateria:As digitais ultracompactas, na maioria usam baterias de íon de lítio. São mais leves, têm maior capacidade de armazenamento e não sofrem efeito memória, ou seja, dispensam o uso até o fim para serem recarregadas. 

  • Uma desvantagem destas baterias é que, se elas acabam a meio de uma viagem e não há tempo ou local adequado para recarregá-las, não se pode ir ao armazém mais próximo e comprar pilhas descartáveis.  
  • Outro ponto negativo é a reposição: quando ficam fracas, sai caro comprar uma nova bateria de íon de lítio.


Câmeras compactas

Atualmente, são as mais comuns no mercado e as mais vendidas nas lojas, por representarem a melhor relação custo/benefício. Sendo muito simples de usar e não tendo controles manuais (como as ultracompactas), são as preferidas dos fotógrafos iniciantes e amadores, que desejam apenas apontar e disparar (point-and-shoot). O zoom varia de 3X a 5X, e têm até 5 a 15 megapixels.





Pontos positivos: 
  • Tamanho e peso – Ser capaz de levar uma câmera no bolso é uma característica muito boa! Com modelos cada vez mais finos e pequenos, isso é óptimo para diversas situações.
  • Preço – Em termos gerais, as compactas são as câmeras mais baratas


Pontos negativos

  • Qualidade de imagem – As compactas têm sensores de imagem pequenos, o que significa que a qualidade do que produzem é geralmente mais baixa.
  • Velocidade – As compactas sempre foram conhecidas pela sua lentidão, especialmente seu atraso do obturador e sua focalização.
  • Controlos manuais limitados – A maioria dos modelos somente opera de forma totalmente automática, enquanto alguns trazem a possibilidade de se controlar alguns factores, como tempo de exposição ou abertura do diafragma. Mas estes ajustes são muito limitados.

Câmeras intermediárias – Bridge (ponte)


Também chamada de super zoom, são câmeras de transição, que fazem a ponte (bridge) entre as amadoras e as profissionais. As câmeras intermediárias representam uma transição entre as compactas e as DSLR. Elas não permitem a troca de lentes, mas normalmente sua lente fixa dispõe de um zoom incrível, com modelos de até 36X, sendo muito versáteis!

Geralmente oferecem controlos manuais completos, similares às DSLR, excepto um range menor de sensibilidade ISO devido ao menor tamanho de seu sensor de imagem. Em tamanho e peso, são comparáveis às menores DSLR.

Pontos positivos:
  •  Controlos manuais – Alguns modelos oferecem controlo manual, com isso você tem poder sobre o resultado final da foto.
  • Qualidade de imagem – Com sensor maior que as da compacta e menor que a DSLR.
  • Adaptabilidade – Alguns modelos têm a capacidade de troca de lentes. Adicione a isto um grande grande conjunto de outros acessórios: flashes, filtros, etc.
  • Visor – pode optar pela utilização do visor ou do LCD.

Pontos negativos:
  • Preço – Mais caras que as compactas, e bem próximos dos modelos de entrada (como Canon T2i, Nikon D5000), que são as mais baratas.
  • Tamanho e peso – Por terem tamanhos maiores também se tornam mais pesadas e carregá-las por muito tempo incomodar, principalmente para quem anda com outras lentes na mochila.

DSLR ou reflex

DSLR significa, em inglês: Digital Single Lens Reflex Câmeras utilizadas por profissionais e por amadores mais avançados. Nestes modelos, a imagem vista no visor óptico é vinda da lente e refletida internamente por um sistema de espelhos (ao contrário das compactas, que utilizam um visor com imagem separada da lente). A DSLR caracteriza-se, também, pelas lentes removíveis e intercambiáveis.














Pontos positivos:
  • Adaptabilidade – A capacidade de troca de lentes abre um mundo de possibilidades: dependendo do que se está a fotografar, pode-se utilizar lentes que vão desde uma grande angular até uma tele de longo alcance. Adicione a isto um grande conjunto de outros acessórios (flashes, filtros, etc.)
  • Velocidade – DSLR são máquinas muito rápidas quando se trata de assuntos como inicialização, foco, atraso do obturador, etc.
  • Controles manuais – Embora alguns modelos compactos também ofereçam algum tipo de controlo manual, as DSLR possibilita-lhe o total controlo sobre o resultado final da foto.
  • Mantém seu valor – As DSLR mantém seu valor no mercado por muito mais tempo, pois não são actualizadas tão frequentemente quanto às compactas (que às vezes podem ser actualizadas duas vezes por ano). 


Pontos negativos:
  • Preço – Geralmente são muito mais caras que as compactas, até mesmo os modelos de entrada (como Canon T2i, Nikon D5000), que são as mais baratas.
  • Tamanho e peso – Por terem tamanhos maiores, chamam muita atenção das pessoas em volta. Por este motivo, pode ser mais vantajoso utilizar uma compacta em determinadas situações. Além disto, por serem mais pesadas, carregá-las por muito tempo incomodar, principalmente para quem anda com outras lentes na mochila.
  • Complexidade – Como são projectadas para o uso manual, isto significa que você deve saber como usar as ferramentas que lhe oferecem. À primeira vista, para quem nunca teve contacto com este tipo de câmera, tirar uma simples foto pode parecer uma tarefa impossível. Mas com a prática e aprendizagem, este factor deixa de ser um ponto negativo.


Câmeras de vídeo


Câmeras de estúdio

As Câmeras de estúdio são projectadas para o uso dentro de um estúdio de produção de TV. Estão geralmente associadas a grandes suportes mecânicos com rodas para serem movimentadas, não possuem dispositivo de gravação e enviam o seu sinal para a sala de controlo da produção, podendo ser utilizado em conjunto com outras câmaras. A estande também faz parte da câmera, e tem controlos para ajustar o foco e zoom sem tocar na câmara real, tem a capacidade de movimentação em redor do estúdio e um monitor conectado para ver a imagem sem um visor.


Câmeras ENG & EFP
Uma câmera ENG, sigla em inglês para "captação electrónica de notícias," é essencialmente um estúdio inteiro numa câmera só e o tipo mais popular para gravações gerais. Estas câmeras podem gravar em fita ou em disco digital, têm abertura de zoom, recebem múltiplas entradas de áudio através de cabos XLR, definem o foco e controlos de abertura manualmente, gerem barras de cores. Estas câmaras são normalmente utilizadas com um tripé dobrável ou montado com um apoio para os ombros. Uma câmera EFP, que significa "produção electrónica em campo", é semelhante a uma ENG, e é usada para filmar num local em específico.


As câmeras prosumers

Esta categoria de câmeras é feita para utilizadores que desejam vídeo de qualidade profissional a um preço razoável e com preço viável ao consumidor. Fornecem qualidade suficiente para projectos de pequena escala e possuem os mais baixos preços de câmeras tradicionais para fins de produção. Podem, no entanto, ter alguns inconvenientes técnicos em comparação com câmeras mais caras, como um sensor ao invés de três, a definição padrão em vez de HD, entrelaçados em vez de progressivo e a gravação em fita, ao contrário do formato digital. Marcar essa categoria como de baixo nível seria um erro, uma vez que estas câmeras ainda oferecem muitas características da filmagem profissional, como foco, alcance de zoom, entrada de som XLR e fotografia de longa exposição. Modelos como a Sony HVR-A1U e a Canon GL-2 são escolhas populares.


Fonte: http://pedrostanke.wordpress.com/x-material-para-leitura/dicas-de-fotografia/1-os-principais-tipos-de-cameras-fotograficas/